• Telefone: +55 (41) 3288-8000
  • Rua José Mendes Sobrinho, nº 536 - CEP: 81350-320 - Curitiba/PR - Brasil

PERGUNTAS FREQUENTES

FITA GEL DE SILICONE

O QUE É FITA GEL DE SILICONE?

A fita de gel de silicone LIFESIL é um produto não estéril, feito à base de silicones de grau médico, altamente biocompatíveis. Ela é autoadesiva e reutilizável podendo ter uso diurno e noturno, pois se adapta bem aos movimentos do corpo devido a sua elasticidade. É indicada para a prevenção e tratamento de cicatrizes e queloides. A fita deve ser utilizada sob orientação médica.

COMO POSSO USAR A FITA GEL DE SILICONE?

Ela pode ser utilizada em qualquer parte do corpo. Se a fita gel adquirida for grande ela pode ser cortada e colocada sobre a área a ser tratada e deixada lá por no mínimo 12 horas. Evitar o uso de cremes e pomadas no local da aplicação da fita de gel de silicone, pois estes podem interferir na adesão da fita.

QUAL O MELHOR MODELO E TAMANHO PARA USAR?

O modelo e tamanho vai depender do tipo e tamanho da sua cicatriz. Mas a fita pode ser cortada se o tamanho que você adquiriu for maior do que a sua cicatriz.

QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO COM A FITA GEL?

O período de tratamento é variável segundo a necessidade da cicatriz e acompanhamento médico.

A FITA GEL É REUTILIZÁVEL?

Sim, a fita deve ser higienizada pelo menos uma vez ao dia com sabão neutro e deixar secar naturalmente ao ar para que não perca sua aderência após isso ela pode ser colocada novamente sobre a pele.

A FITA GEL PODE SER UTILIZADA DURANTE O BANHO?

Para que a fita gel não perca suas características de aderência devido ao uso de produtos durante o banho ela deve ser retirada.

A FITA GEL PODE SER UTILIZADA EM CICATRIZES ANTIGAS?

Sim, mas quanto mais cedo começar usar melhor é o resultado. Lembrando que a fita gel sé deve ser utilizada em cicatrizes fechadas e secas.

IMPLANTE MAMÁRIO

O QUE É MASTOPLASTIA DE AUMENTO?

É uma cirurgia de aumento de mama com fins estéticos ou reparadores como, por exemplo, após alguma enfermidade onde foi necessária a retirada total da mama.

QUAIS OS TIPOS DE INCISÕES USADAS NO AUMENTO DE MAMA?

Além das incisões axilar (posicionada junto à axila), transareolar (posicionada no meio da aréola – bico do seio) e periareolar (posicionada na metade inferior da aréola), a incisão no sulco infra mamário (abaixo das mamas) é a opção mais usada.

POSSO AMAMENTAR APÓS UMA MASTOPLASTIA DE AUMENTO?

O implante de silicone não deve interferir na amamentação, pois a sua colocação é feita abaixo do tecido mamário ou abaixo do tecido muscular sem afetar os canais por onde passam o leite. Caso a prótese de silicone seja implantada pela aréola, na qual o tecido mamário é seccionado, pode haver algum efeito na amamentação, ou seja, a interferência pode depender da técnica utilizada. Por isso é muito importante a conversa com seu médico a respeito do tema.

O IMPLANTE PODE SE ROMPER DENTRO DO ORGANISMO?

Durante todo o processo produtivo os implantes passam por rigorosos controles de qualidade para que esse risco seja minimizado. Segundo orientações do FDA, alguns implantes mamários podem romper nos primeiros meses após a cirurgia, alguns depois de vários anos, outros podem romper depois de 10 anos. Algumas causas possíveis de ruptura incluem: contratura capsular, compressão durante a mamografia, danos por instrumentos cirúrgicos, danos durante procedimentos de dentro como biópsias e fluidos de drenagem, envelhecimento normal do implante, trauma físico para a mama, tais como: pressão física intensa e demasiada manipulação durante a cirurgia.

SE O IMPLANTE SE ROMPER HÁ RISCO DO GEL SE ESPALHAR POR TODO O CORPO?

O gel passa por um processo que o torna coesivo, ou seja, as moléculas do gel ficam unidas de forma que o mesmo não espalhe no caso de rompimento do implante. A coesividade do gel não pode ser confundida com a dureza do gel. A coesividade deixa-o gelatinoso.

COMO FAÇO PARA ESCOLHER O MELHOR TAMANHO DE IMPLANTE PARA COLOCAR?

Essa escolha deve ser realizada juntamente com o cirurgião plástico pois ele irá avaliar vários aspectos como biotipo, largura do tórax, contorno desejado, projeção, largura pré-operatória da mama, entre outros aspectos. Após essa criteriosa avaliação ele irá indicar o melhor tamanho e modelo para seu biotipo.

QUAIS OS TIPOS DE IMPLANTES QUE EXISTEM NO MERCADO?

Há vários tipos e modelos de implantes de silicone, eles são diferenciados quanto ao perfil, modelo e revestimento que pode ser liso, texturizado ou de poliuretano. Os implantes mamários produzidos pela Lifesil são texturizados e os perfis são: natural e redondo.

QUEM TEM IMPLANTE DE SILICONE PODE FAZER MAMOGRAFIA?

As mulheres com implantes podem realizar todos os exames normalmente igual mulheres que não possuem implante. Ao realizar o exame é necessário avisar ao técnico da mamografia a existência do implante para que ele possa utilizar as técnicas especiais para minimizar a possibilidade de ruptura e obter as melhores visualizações possíveis do tecido mamário, pois a presença de um implante mamário pode deixar o exame menos apurado e isso deve ser alertado conforme orientações em nossa instrução de uso.

Clique para baixar as instruções de uso.

OS IMPLANTES MAMARIOS SÃO INDICADOS PARA RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA?

Sim, existem várias técnicas cirúrgicas de reconstrução mamária que envolvem a utilização de implantes de silicone. O cirurgião é a pessoa mais indicada para orientar as pacientes quanto as técnicas e detalhes da reconstrução mamária.

QUANTO TEMPO DEPOIS DA COLOCAÇÃO DO IMPLANTE PODERÁ VOLTAR AS ATIVIDADES NORMAIS?

Esse tempo irá depender da sua recuperação e isso deve ser avaliado pelo cirurgião plástico. Todas as instruções dadas por ele devem ser seguidas para que não haja problemas posteriores.

QUAL A VIDA ÚTIL DE UM IMPLANTE DE SILICONE?

Vários fatores interferem na durabilidade de um implante mamário, desde o formato do implante, a técnica cirúrgica utilizada, a condição física, anatômica, biológica e psicológica da paciente ou até mesmo possível complicação relacionada à reação de seu próprio organismo. Embora a atual geração de implantes não tenha um prazo de validade pré-estabelecido, não existe implante definitivo ou vitalício. Por isso é importante manter o acompanhamento médico mesmo após a cirurgia. Mais informações podem ser verificadas em nossa instrução de uso.

Clique para baixar as instruções de uso.

HÁ RISCOS NA CIRURGIA PARA COLOCAÇÃO DE IMPLANTES?

A cirurgia de colocação de implantes é um procedimento relativamente seguro, mas como qualquer outra cirurgia há riscos específicos associados sobre os quais o cirurgião tem o dever de informar o seu paciente.

É POSSÍVEL DETECTAR UM TUMOR NAS MAMAS COM IMPLANTE?

Sim. É preciso avisar o médico ou técnico da mamografia que você possui implante para que ele use a técnica correta para a melhor visualização das glândulas mamarias. Outro exame bastante usado para detecção de tumores em mulheres com implantes é a ecografia mamária que permite a visualização de áreas não palpáveis.

HÁ ALGUM RISCO PARA A SAÚDE O USO DE PRÓTESES DE SILICONE?

O silicone utilizado em produtos implantáveis é um silicone de grau médico altamente biocompatível, importado dos EUA e liberado pelo FDA que segue rigorosos padrões internacionais de qualidade, garantindo assim maior segurança.

O QUE É BIOCOMPATIBILIDADE?

É a capacidade de o material ter uma resposta apropriada a sua finalidade sem causar reações indesejáveis como alergias, inflamações ou toxicidade quando em contato com tecidos humanos.